Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Mensuração, reconhecimento e evidenciação contábeis de investimentos em participações em coligadas e controladas

A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil (BCB) submete à consulta pública proposta de resolução dispondo sobre os critérios para mensuração, reconhecimento e evidenciação contábeis de investimentos em participações em coligadas, controladas e controladas em conjunto, no País ou no exterior, por instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BCB.
 
 
A proposta faz parte dos esforços empreendidos pelo BCB no sentido de convergência da regulação contábil aplicável ao Sistema Financeiro Nacional com as melhores práticas reconhecidas internacionalmente, em particular os padrões emanados do International Accounting Standards Board (IASB). Consiste na incorporação ao Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (Cosif) de preceitos das normas internacionais de contabilidade IAS 28 Investments in Associates and Joint Ventures, IFRS 3 Business Combinations e IFRS 12 Disclosure of Interests in Other Entities.
 
 
De uma forma geral, a proposta normativa em consulta prevê que os ativos adquiridos e os passivos assumidos nas aquisições de participações em outras entidades são reconhecidos inicialmente pela instituição compradora pelo valor justo na data da aquisição da participação, exceto nos casos em que a transação envolva entidades controladas, controladas em conjunto e sociedades que façam parte do mesmo grupo ou estejam sob controle comum.
 
 
Nesse caso, os ativos e passivos assumidos da entidade adquirida passariam a ser reconhecidos pelo seu valor contábil. Além disso, a proposta normativa detalha os procedimentos para o reconhecimento das operações de incorporação, fusão e cisão, inclusive com tratamento específico para operações envolvendo cooperativas de crédito.
 
 
Os interessados poderão encaminhar sugestões e comentários até 31/10/19. A Comissão de Assuntos Contábeis e Tributários da ABBC organizou um Grupo de Trabalho para debater a minuta com o regulador no próximo dia 22/10 e posteriormente consolidar as considerações que serão encaminhadas ao edital.
 
 
 
Clique para ler a Consulta Pública nº 71/2019
 
 
Fonte: Banco Central do Brasil/Assessoria de Imprensa
cww trust seal
Endereço:
Av. Paulista, 1.842 - 15º andar - conj. 156
Edifício Cetenco Plaza - Torre Norte Cerqueira César - CEP: 01310-923
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390