Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

KPMG – Gerenciamento do Risco operacional: Como estabelecer uma estrutura adequada

A Resolução 3.380 que regulamenta a estrutura de gerenciamento de risco operacional para as instituições financeiras foi editada há quase dois anos e meio. Mais recentemente, a Circular 3.383 estabeleceu os critérios para a escolha da metodologia, apuração e um cronograma para uma alocação gradual da parcela de capital alocada para a cobertura desse risco. Finalmente, em um futuro próximo, a autoridade reguladora estará estipulando os padrões mínimos para a homologação da utilização de modelos proprietários.

Assim, embora as estruturas já estejam funcionando, nada mais apropriado do que a avaliação se as mesmas são compatíveis, com as características específicas de cada instituição. Vale, ainda, lembrar que além pressão da supervisão bancária, as reestruturações internas e mudanças em sistemas e na tecnologia que eventualmente serão exigidas, como resposta a um cenário macroeconômico mais adverso, poderão trazer riscos e problemas adicionais.

Com o intuito de debater esses temas, no dia 19/11, a ABBC promoveu o Fórum “Gerenciamento do Risco Operacional: Como estabelecer uma estrutura adequada.”, com a participação do Sr. Fabio V. Cavalheiro (Gerente Sênior da KPMG Risk Advisory).
Íntegra da apresentação

Endereço:
Av. Paulista, 1.842 - 15º andar - conj. 156
Edifício Cetenco Plaza - Torre Norte Cerqueira César - CEP: 01310-923
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390