Em evento realizado na ABBC - Associação Brasileira de Bancos, o convidado Gustavo Lucena, sócio da consultoria Deloitte, discorreu sobre ética e políticas de relacionamento com clientes e usuários de produtos e serviços das instituições financeiras, com destaque para a Resolução nº 4.539 do CMN, de 28 de novembro de 2016.
Na palestra foram debatidos conceitualmente os princípios éticos aplicados ao meio empresarial. Adicionalmente, foram elencadas condutas que norteiam o fortalecimento da confiança entre as instituições financeiras e suas partes relacionadas. Como consequência, a forma como essas relações são encaminhadas geram riscos que devem ser identificados, mapeados, mensurados e gerenciados, o que requer métricas e procedimentos.
Assim, uma Política Institucional de Relacionamento com Clientes deve ser constituída e implementada, versando sobre a divisão de papéis e responsabilidades e o papel do treinamento de empregados e prestadores de serviços. Pelo normativo do Banco Central, deve ser designado um diretor responsável pelo cumprimento, consistência e adequação aos requisitos regulatórios. Finalmente, o prazo para adaptação às exigências é de 360 dias.
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