Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento dos profissionais do mercado financeiro, a ABBC ouviu especialistas da área de Gestão de Pessoas para esclarecer as dúvidas de quem está ingressando na área.
Confira as dicas de Giane Silva (Gerente de Recursos Humanos no Banco Ourinvest e Coordenadora da Comissão de RH da ABBC) e Magda Costa (Superintendente de Gestão de Pessoas no Banco Bonsucesso, Vice Presidente da ABRH-MG e integrante da Comissão de RH da ABBC).
1 - Quais as principais características de um profissional que pretende entrar no Mercado Financeiro?
Giane Silva: É importante que o profissional se identifique com o mercado que pretende atuar. Ele deve se manter atualizado não só sobre o cenário da empresa, mas também no macro cenário, pois muito do que acontece em outros mercados impacta direta ou indiretamente na atuação de sua corporação.
Magda Costa: O perfil deste profissional é ser analítico; estar de prontidão ao que acontece no mercado; ser focado; ter inteligência emocional para trabalhar sob pressão, com metas; obedecer normas e regras, pois a área tem forte influência de legislação e padrões normativos; ser organizado; ter habilidades com números e matemática; gostar de leitura e se manter atualizado com o que acontece no mundo.
2 - Qual a melhor maneira de se preparar para ingressar na área de finanças?
Giane Silva: Identificar quais são as fontes mais confiáveis para obter informação e conteúdo relevante na área de atuação. No caso da área de economia/finanças, sugiro que o profissional acompanhe as páginas de instituições como: ABBC, Febraban, Banco Central e BM&FBovespa.
Magda Costa: O primeiro passo é uma formação que dê a base necessária para a atuação na área desejada. Além disso, cursos preparatórios, certificações e pós-graduações podem dar o preparo teórico e direcionado.
3 - Como um profissional pode se destacar nessa área?
Magda Costa: O profissional que possui uma visão sistêmica, consegue compreender a interdependência das áreas, mas ao mesmo tempo sua ligação, tende a se destacar. Este colaborador deve entender o cenário macro, pensar amplamente, observar tendências e oportunidades de mercado, novos negócios, analisar e, algumas, vezes antecipar riscos aos gestores. É importante buscar criar soluções e ter coerência entre suas práticas pessoais e profissionais.
Giane Silva: O que destaca o profissional é a pró-atividade: aquele colaborador que consegue encontrar alternativas, sugerir novos caminhos e identificar tendências de mercado. Este profissional busca se preparar, fazendo cursos técnico-preparatórios antes que a corporação exija, sendo, muitas vezes, pioneiro.
4 - Que tipo de desafios são enfrentados no início da carreira?
Magda Costa: Um dos maiores desafios enfrentados pelo profissional em início de carreira na área financeira é se familiarizar com expressões e a linguagem habitual do setor.
Giane Silva: É compreender a linguagem peculiar, siglas, nomenclaturas e expressões habituais do setor. Além disso, é importante saber sobre os produtos do mercado de finanças e a legislação que vigora nesta área.
5 - De que forma as atividades desempenhadas nesta área ajudam o profissional em sua vida pessoal?
Magda Costa: O profissional naturalmente desenvolve habilidades e tem “vantagens” com relação a algumas situações. A tendência é que tenha mais consciência do custo e valor do dinheiro, noções de investimentos, visão do cenário econômico, boa gestão financeira, assessoria financeira a pessoas de seu convívio pessoal, organização e mais possibilidades de atuação profissional, podendo desempenhar suas funções em outros mercados.
Giane Silva: O profissional obtém experiência e, consequentemente, isto reflete em sua vida pessoal. Ele consegue identificar melhores taxas de juros, ter disciplina nos gastos, controle e educação financeira, avaliar investimentos, e isso pode ser aplicado em ambas as áreas de sua vida.